18 abril, 2006

Discussão inútil

Por que será que todas as palavras em biologia são proparoxítonas?
O biólogo disse que existem três tipos de cromossomos existentes na espécie humana que são diferenciados de acordo com a localização do centrômero, que une as cromátides-irmãs: metacêntrico, acrocêntrico e telocêntrico. Também na área da genética devemos pensar na intérfase e divisão celular cujas etapas são a prófase, a metáfase, a anáfase e a telófase.
Os mamíferos possuem células diplóides, conhecidas como somáticas que possuem os mesmos genes e cromossomos homólogos e são localizadas em todo o corpo. Em exceção das células haplóides, como o espermatozóide e o óvulo, presente na fêmea.
A partir do cariótipo, que pode ser feito através de um exame de sangue separando os linfócitos e os analisando em uma lâmina em solução hipotônica, podemos verificar os cromossomos de um indivíduo. Com o cariótipo em mãos conseguimos ver se houve uma mutação cromossômica, e descobrir uma síndrome. As mutações gênicas, como por exemplo a sinônima, não tem nada a ver com isso.
O núcleo é responsável pela síntese de proteínas, indiretamente.

Há outras palavras como citoplasmática, morfológico, interfásico, ou até molécula que eu não consegui inserir neste texto, que é uma porcaria e foi feito para encaixar um monte de proparoxítonas sem o mínimo cuidado.

1 Comments:

Blogger muriel said...

Acho que este é o único blog no universo que tem mais de um texto sobre a classificação de palavras segundo a acentuação das mesmas.

Pra completar, a Camila deveria escrever sobre as oxítonas.

abril 18, 2006  

Postar um comentário

<< Home