12 maio, 2007

O Maravilhoso Mundo dos Blógues - de A a Z

Como devem saber os latrineiros de longa data, a Malta sempre refletiu sobre o terrível e maravilhoso mundo bloguístico. É um tema que ao mesmo tempo atrai e repele. Por isso, aqui se inicia um novo projeto: um pequeno dicionário que, é bom dizer, não tem a pretensão de realmente explicar os curiosos detalhes do mundo dos blógues, muito menos de abordar todas as facetas desse tipo de site - elas são numerosas demais. Contudo, sugestões de vocábulos e/ou definições são mais que bem vindas.
P.S: Giulia T. foi co-autora deste post.

A


Abacaxi: Bromeliácea de infrutescência carnosa muito apreciada pelo seu sabor, porém, particularmente difícil de descascar. Ex: Este blógue é um abacaxi.

Abandono: Estágio de letargia do blogueiro, devido ao qual o blógue vai aos poucos perdendo importância, é ignorado pela sociedade e finalmente cai nas garras negras do esquecimento. Snif, snif. Ver assunto, falta de.

Absurdo: Manifestação esporádica (ou não) em praticamente todos os blógues. Ver abacaxi; nonsense.

Agregadagem: Porque brasileiro que é brasileiro não desiste nunca, mesmo na casa ou blógue alheios. 1. Prática de blogueiros que são agregados. 2. Visitantes freqüentes que têm poder de influenciar os blógues alheios. 3. Situação de camaradagem entre os blógues. Ex: a Rede de Esgoto. Atenção: difere do apadrinhamento pois pressupõe uma troca de favores. Ver etiqueta bloguística.

Ah não: Ao contrário do que muitos poderiam pensar, não se trata de um indivíduo verticalmente prejudicado. Este vocábulo é geralmente exclamado quando se depara com. 1. Mais um blógue confessional. 2. A sua intimidade escancarada no blógue do seu "amigo". 3. O seu "amigo" blogueiro implorando para você comentar. 4. O milésimo blógue sobre os perigos do aquecimento global.

Alternativo: Blógue que tenta ser diferente mas acaba igual ao resto. Ex: A Latrina. Ver arte.

Amigo: É pra se guardar no lado esquerdo do peito e mostrar aquele seu blógue que foi impiedosamente ridicularizado por todos os seus conhecidos.

Amor: 1. Sentimento mais idolatrado da cultura ocidental, provavelmente pelas numerosas vendas de discos, filmes e livros de auto-ajuda que proporciona. 2. A desilusão causada pelo seu fim é o principal motivador dos blógues confessionais. Ver bloguemo; dor de corno.

Analfabeto: Espera-se que um blogueiro reúna as seguintes características básicas: criatividade, humor, continência urinária e um mínimo de noções gramaticais. Muitos blogueiros sofrem com a falta deste último atributo, o que infelizmente não os impede de se aventurar no mundo dos blógues.

Anfitrião: Um texto publicado em um blógue é um texto público, e atrai toda sorte de comentários, dúvidas, sugestões e ameaças. O blogueiro anfitrião sabe como deixar os leitores a vontade para se expressarem ao mesmo tempo em que parabeniza e responde aos comentários feitos, o que faz com que a metade dos comentários de cada post seja do próprio blogueiro.

Anfótero: do grego amphóteros. Diz-se dos blógues ou blogueiros que são instáveis em termos de qualidade. Em um momento postam um texto genial sobre as similaridades de Rocky e Dogville sob a ótica existencialista e em seguida publicam posts sobre a difícil vida de um adolescente no mundo cruel, entristecendo e decepcionando os leitores.

Anglo-saxã, língua: Ao percorrer a bela e terrível blogosfera tem-se a impressão de que o inglês é mais usado por aqueles que pensam dominá-lo como segunda língua do que pelos falantes nativos. Mistério.

Analista: O sábio mestre Pai Mei já dizia: " Os loucos do mundo podem seguir dois caminhos: aqueles que gozam de riqueza material vão ao analista, os que tem como único bem a própria loucura fazem blógues".

Anojoso: Blógues de conteúdo escatológico ou repulsivo, e não por isso menos adoráveis. É uma forma de tratamento carinhosa. Ex: "A Latrina, apesar dos vapores pútridos, é anojosa de um jeitinho assim todo especial".

Anopluro: Sujeito que comenta nos blógues alheios (freqüentemente de desconhecidos) só para fazer propaganda do seu próprio blógue, que geralmente costuma chafurdar na mediocridade confessional. Ver azucrim.

Apadrinhamento: Fenômeno peculiar que ocorre não só na máfia como também no mundo dos blógues. Muitos blógues servem de inspiração para outros, criando um laço de parentesco virtual. Mas sempre há a possibilidade de um blogueiro se revoltar e matar o blogueiro-padrinho enquanto este compra laranjas.

Ápice: Estágio atingido quando um post passa dos quinze comentários, com ou sem ajuda do anfitrião (mas neste caso não é um ápice genuíno). Também pode designar uma época prolífica de um blógue, com vários posts por semana.

Arroto: Além de ser uma tremenda falta de educação à mesa, é também um pecado comum aos blogueiros; prática do enaltecimento de si próprio ou situações. A potência do arroto costuma ser inversamente proporcional à verdadeira dimensão do acontecido. Não obstante, dependendo da capacidade do blogueiro, o arroto pode até render um post razoavelmente verossímil. Já o arroto de um blogueiro anarfa costuma ser péssimo e, portanto, hilário.

Arte: Objeto de discussão de muitos blógues, especialmente os ditos alternativos. É objeto de desejo de muitos blogueiros. A proporção entre o quanto se discute sobre arte e o quanto ela realmente existe no blógue é dita inversa, mas essa correlação ainda não foi devidamente averiguada.

Aspas: A quantidade de aspas num blógue é um bom indicativo de seu nível de falência, que é o estágio em que o blogueiro já se esqueceu de como é postar um texto próprio. A exceção ocorre quando, desde o início, o blogueiro não possui a característica básica de criatividade.

Assunto, falta de: Segundo Pai Mei, "é a praga do século XXI". Assim como o beijo é a véspera do escarro, a falta de assunto antecede o abandono do blógue, ou pior, faz com que o blogueiro poste apenas fotos (velhas) e tirinhas.

Azucrim: Entidade diabólica insuportável que se apossa do blogueiro, obrigando-o a mendigar comentários para seu blógue. Se a pessoa é submetida repetidas vezes ao azucrim há grandes chances d'ela se tornar um anopluro da pior espécie.

Marcadores:

20 Comments:

Blogger Giulia T. said...

correção:
Arte: 1.AWAY. 2.Objeto de discussão de muitos blógues, especialmente os ditos alternativos. É objeto de desejo de muitos blogueiros. A proporção entre o quanto se discute sobre arte e o quanto ela realmente existe no blógue é dita inversa, mas essa correlação ainda não foi devidamente averiguada.

ficou muito bom!!!

maio 12, 2007  
Blogger Utak said...

Nossa. Hilário...!!!!!!

Muito bom!!!!
como sempre né...

maio 12, 2007  
Blogger Thomás said...

Fico honrado em dizer que fui apadrinhado pela Latrina

maio 12, 2007  
Blogger Giulia T. said...

Era no Copo de Sakê que a gente pensou quando pensamos no verbete sobre apadrinhamento... Nós também sentimos orgulho do nosso afilhado... Que momento EMO!

maio 12, 2007  
Blogger Thomás said...

EMOMENTO

maio 12, 2007  
Blogger Utak said...

Meu blog não tem padrinho...

maio 12, 2007  
Blogger Chico said...

giulia, eu respondo aonde o comentário que você deixou no PdO?

maio 12, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Ótimo recomeço após o período falta de assunto deste blógue (possivelmente interpretado como excesso de Fórum FAAP). Acho que vocês vão atingir o ápice com este post.

maio 13, 2007  
Blogger Pioux's said...

Realmente, o Apadrinhamento é o melhor!
E eu sofro sim pelo analfabetismo =)
Mas agente faz o que pode né?
boa sorte! faltam 6 para o ápice!

maio 14, 2007  
Blogger Giulia T. said...

Tudo bem, eu também apresento essa característica às vezes.
Porém, não será um ápice legítimo, já que eu não me contenho a comentar...

maio 14, 2007  
Blogger Giulia T. said...

Estava eu navegando pelo MMdB, quando me deparei com este link: http://blog.com.pt/
Descubram as novas tendências(?) da terra de Jacinto!!!

maio 16, 2007  
Anonymous Anônimo said...

Se um post passa dos 15 comentários com ajuda de ditadores, gurus e outros anônimos geradores de polêmica, o ápice é genuíno?

maio 17, 2007  
Blogger Utak said...

não creio que seja... Se a Giugiu ficar comentando assim, vai perder a genuídade do ápice!
Vamos, queremos o resto do dicionário!

maio 17, 2007  
Blogger Ozzer Seimsisk said...

Sem comentários, esse glossário... Vou arranjar algo útil para comentar na letra B, tenho certeza. ¬¬

maio 18, 2007  
Blogger Thomás said...

Quero ter o gosto de tornar esse um ápice!

A letra B realmente será a melhor!

maio 18, 2007  
Blogger Utak said...

Este ápice não vale! 4 dos 15 comentarios são da giulia!

maio 18, 2007  
Blogger Giulia T. said...

Claro que vale, só não é genuíno. Ver ápice.
obs. me vi obrigada a comentar pq o ugo ficou enchendo, esse não conta...

maio 18, 2007  
Blogger Camila T. said...

eba! agora já posso comentar porque a culpa do ápice não ser genuíno não vai ser minha.

maio 19, 2007  
Blogger Utak said...

eu acho que esse negóci de ápice não existe v.v

ápice é quando tem muitos comentarios, sejam eles dos autores ou não!

maio 20, 2007  
Blogger muriel said...

mas ugo, o que vc falou é exatamente a definição de ápice! Pode ter ou não a contribuição dos autores.

maio 20, 2007  

Postar um comentário

<< Home